Como escolher o tênis adequado para a prática de corrida de rua

Tempo de leitura: 5 minutos

Por David Homsi, Rio de Janeiro

Ainda recebo muitas dúvidas sobre o tênis correto para a corrida e sempre digo que o atleta deve escolher com cautela um tênis para essa prática. Para isso é importante ver antecipadamente alguns fatores listados abaixo antes de mudar o seu calçado:

1) Experiência passada com os sapatos: qual machucou? Qual era mais duro?
2) Influenciou na performance?
3) Problemas atuais: tempo do tênis, desgaste, desconforto, entre outros;
4) Biomecânica: o tênis deve ser adequado para o tipo de pé e pisada de cada atleta;
5) Fatores Ambientais: locais de treino;
6) Corrida (tipos de corrida): quais distâncias irá correr, 5km, 10km, 21km…

Não mexa em time que está ganhando

Se a pessoa não tiver nenhum problema no treinamento, ou nas corridas, será difícil recomendar uma mudança radical do tênis. É difícil melhorar uma situação em que tudo está bem. Por isso aconselho obter alguns pares extras do tênis favorito antes que ele saia de linha, ou que seja substituído por um modelo novo.

As mudanças feitas pelos fabricantes podem variar de uma sutil alteração no amortecimento ou até uma mudança estrutural importante. Deve-se observar também, que muitas vezes, os fabricantes interrompem um modelo de tênis e retornam a sua produção alguns anos mais tarde, porém, com um modelo totalmente novo e o seu pé pode não se adaptar ao tênis, que até então era seu preferido.

Como comprar

Saiba que uma das melhores formas de descobrir informações adequadas sobre o tênis é através de lojas especializada em corrida. Lá eles podem ajudar não só com as experiências próprias, mas também rever características desejadas em que o atleta procura num tênis. Essas lojas também podem alertar o corredor quanto às alterações na produção do tênis favorito.

Se, por exemplo, a sola dos seus sapatos se desgastarem muito rapidamente, os vendedores qualificados dessas lojas podem recomendar outro modelo com melhor estrutura. Nesses casos sempre será levado em consideração o local onde você treina e a intensidade dos treinos.

Vida útil do tênis

Lembre-se também que depois de ter usado o tênis por algum tempo é necessário substitui-lo, mesmo que a aparência do calçado esteja boa. O uso de um tênis errado ou desgastado é uma das principais causas de lesões do atleta de corrida. As estimativas variam, tal como os indivíduos, mas um cálculo estima que um calçado deve percorrer entre 350 e 550 milhas (em média 800km).

Isto significa que muitas pessoas devem substituir os seus tênis antes de eles mostrarem um grande desgaste. Ao usar um tênis em demasia, ele gradualmente perderá sua capacidade de absorção de choque, bem como possivelmente irá começar a perder alguma de suas características de estabilidade.

O tênis atual está correto?

Aproveite o tênis velho e examine o seu solado. Observe onde ocorreu o desgaste.A maioria das pessoas se espanta ao ver que o desgaste se dá na região posterior e lateral do tênis. A razão para isso é que o primeiro ponto do seu pé que toca o solo é o calcanhar (justamente na região do desgaste). Isso é normal.

(Cuidado! Não é por isso que você possa ser considerado um “supinador” olhar o desgaste no solado do tênis é um erro ainda muito comum no meio da corrida).

Em seguida coloque os sapatos em cima da mesa e sinta a parte de trás do tênis com o dedo. Se o seu tênis estiver inclinado para o lado interno significa que você pode ser pronador. Nesse caso o ideal é procurar um tênis com uma maior estabilidade ou substitui-lo um pouco mais cedo na próxima vez.

Se o tênis pender para o lado externo, você pode ter um alto arco do pé. Às vezes, indivíduos com esse tipo de pé podem ter dor lateral do joelho, dor lombar e dor no exterior da perna. Nesse caso é importante observar se o tênis tem uma quantia justa de absorção de choque, o que provavelmente vai diminuir o risco de lesão. Mas lembre-se que estas são dicas, o mais importante para descobrir o tipo de pisada é fazer um exame de BAROPODOMETRIA.

Além disso, você também deve observar o bico do tênis. Veja se ele tem algum desgaste entre os dedos do pé e/ou na parte superior. Se houver, provavelmente você deve sentir um desconforto nestas áreas ao correr. A dica é: procure um tênis mais largo.

Na hora de comprar

Como disse anteriormente, certifique-se de que você esteja numa loja especializada em corrida. A maioria das boas lojas irá permitir que você corra para cima e para baixo. Você precisa testar o tênis antes de comprar, e se você é um atleta de corrida, precisa testá-lo correndo.

Você também deve manter o tênis no seu pé por cerca de 10 minutos, para ter certeza de que ele continua confortável. Certifique-se também se não há beliscões e sinta a sensação de conforto.

Depois de comprar um novo e confortável tênis, não o utilize em sua primeira prova ou treino longo. Você precisa amaciá-lo, senti-lo e adaptá-lo ao seu pé. Se você utilizá-lo direto, sem testá-lo, você vai ser condenado a ter seus pés doloridos, bolhas e talvez o pior, uma lesão. É incrível como muitas pessoas fazem este erro a cada ano, não importa quantas vezes esse simples fato é indicado. Só não faça isso! JUST DON`T DO IT.

Atenção: será que ao usar o tênis correto para a pisada consigo previnir uma lesão? A resposta é não. Há outras coisas que podemos observar e fazer para diminuir ainda mais o risco de lesões. Por exemplo: repensar seus limites, seguir corretamente uma plailha de treinamento feita para você, exercitar a musculatura através de exercícios de musculação e alongamentos, evitar o “overtrainning” – excesso de treinamento, lembrar que treino é treino e prova é prova.

Além de observar esses detalhes, alguns corredores vão precisar de algo extra na corrida. Dependendo do formato do pé, postura durante a corrida e de como é feita a passada do corredor, muitas vezes aconselhamos o uso de palmilhas ortopédicas, que podem ser feitas de acordo com a necessidade do corredor. A palmilha tem que ser feita sob medida após serem feitos um exame de baropodometria, avaliação postural e de biomecânica.

Lembre-se que sozinho, o tênis correto não vai evitar lesões. Há outros fatores externos que também podem ajudar, como um treinamento correto, fortalecimento das pernas, entre outros.

Após todo cuidado, as chances de comprar um tênis inadequado são mínimas. Leve-o para casa coloque e vá treinar (siga sua planilha SEMPRE)!

Globo.com

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

http://www.diegoronan.com.br