Domingo foi o dia da Meia Maratona de Paris, corrida que contou com a participação de quase 48 mil corredores.
Os kits chegaram em casa faltando duas semanas para a corrida, contendo camiseta e número de peito.
A prova aconteceu após um sábado bastante chuvoso, em um dia frio, com temperatura na casa dos 6 graus.
Mesmo com o kit em mãos, decidi visitar o local de retirada na sexta para conferir a feira.
O evento aconteceu no Parc Floral, que também marcou a metade da prova, na sexta e sábado. Aproveitei para comprar gel para a meia maratona e também para a maratona, além de uma cinta de backup para guardar o celular durante a corrida.
Sábado choveu o dia todo, tornando-se basicamente um dia para descansar e se alimentar. Jantamos massa e tentamos dormir cedo para enfrentar a prova sem problemas.
Ficamos hospedados em Malakoff. Com a corrida partindo da região de Maubert, o trajeto incluía a linha 13, com baldeação para a linha 10 em Duroc, até o ponto de largada.
Me programei para sair às 8:30, já que a largada, por ondas, e a minha, verde, estava programada para as 9:19. Acordei às 7:15, tomei café no hotel e saí no horário planejado, chegando lá por volta das 9:10.
Mesmo com a segregação por cor, foram feitas mini largadas de blocos para evitar aglomerações e, consequentemente, não atrapalhar o andamento da prova. É a mesma ideia usada para facilitar a chegada via metrô, colocando um bloco de cor, que carrega cerca de 10 mil corredores, por hora e fazendo largadas em um período de 4 horas, ao invés de colocar quase 50 mil saindo juntos e causando aglomerações, inclusive no metrô.
De fato, larguei por volta das 9:50.
Esta não é uma prova para apreciar os pontos turísticos de Paris; você praticamente larga e segue em direção ao Bois de Vincennes, uma grande área verde de Paris, mas não turística, mais parecida com um bairro. Esse trecho começa no km 5 e termina no 18, sendo os demais fora dessa área menos conhecidos.
É uma prova com vários desníveis, talvez não seja a melhor opção para recordes pessoais, embora a temperatura fria ajude.
Houve 3 pontos de hidratação durante todo o percurso, o que, para mim, foi suficiente, além de alguns pontos com música e animação.
Esta prova foi meu último longão antes de Barcelona, aquele treino de Z1/Z2 com trechos de tiros em Z3 e uma medalha no final.
Completei a prova em 2h02, e agora que venha a maratona no próximo domingo.