Chegamos em Cardiff na quinta-feira, após um voo de Lyon para Londres que durou cerca de 2h, seguido de uma viagem de trem de Londres Paddington até Cardiff, também de 2h. A tarde foi mais tranquila, e aproveitei para fazer um último treino leve, jantar e descansar. Nosso hotel estava muito bem localizado, a aproximadamente 1km da largada e da chegada, coincidentemente no km 12 do percurso da prova.
Na sexta-feira, fizemos turismo pela cidade. Visitamos o Castelo de Cardiff, o Principality Stadium e, à noite, assistimos a um jogo de rugby do time de Cardiff, uma boa oportunidade para vivenciar a cultura local.
No sábado, ao meio-dia, fomos retirar o kit da prova. Pegamos uma fila de cerca de 40 minutos e o kit se resumiu ao número de peito e instruções da corrida. No mercado, comprei o que seria meu café da manhã pré-prova: suco de laranja, queijo, pão brioche e banana. Mais tarde, fomos a um pub, onde tomei uma cerveja, e à noite jantei uma lasanha, me preparando para o dia seguinte. Dormi cedo, por volta das 23h, para garantir uma boa noite de descanso.
No domingo, acordei às 7h, tomei o café da manhã que havia comprado no mercado e completei com um expresso do hotel. Fui para a largada às 9h e cheguei por volta das 9:15, a tempo de entrar nos currais. Como fui um dos primeiros a chegar, consegui me posicionar bem na frente. Levei uma garrafinha de água para ir bebendo até a largada.
A largada foi organizada em ondas: às 9:50 saíram os atletas com deficiência e a elite, às 10:00 a primeira onda e às 10:10 o restante dos corredores. Comecei num ritmo forte, apesar do frio e da leve garoa, que, no fim das contas, ajudaram a criar condições favoráveis. Decidi manter esse ritmo mais intenso, vendo até onde conseguiria sustentar, sem grandes expectativas, já que a prova tinha um falso plano a partir da metade, o que tornava o percurso mais exigente.
Consegui manter um ritmo forte, mesmo com o falso plano, e terminei com um excelente tempo, ficando apenas 1 minuto acima do meu recorde pessoal, algo inesperado para uma prova onde não tinha muita pretensão de forçar tanto.
Os pontos de hidratação estavam bem posicionados, a cada 3 km após o km 5. Em um dos pontos distribuíam gel e, em outros, isotônico. A partir do km 8, passando por Cardiff Bay, o público se fez bem presente, com pessoas distribuindo balas de goma, laranjas e outros pequenos incentivos. Foi incrível sentir essa energia e apoio do público.
Concluí a prova em 1h48, muito satisfeito com o resultado. No pós-prova, recebi uma medalha, uma camiseta de finisher, isotônico, chocolate e uma vitamina para dor, um ótimo combo para fechar a experiência de maneira perfeita .
O final (e a retirada de kit também) contou com apresentação de bandas locais, food trucks e demais serviços em uma vila. Foi bem disperso o fim da prova, bem organizado e sem tumultos que aconteceram em outras etapas.
Essa meia maratona de Cardiff superou minhas expectativas, mais pelo desempenho, mesmo sem grandes pretensões de superar tempos.