Minha primeira prova de 10k do ano chegou agora, em agosto, no Circuito Oscar Running / Fila, etapa que também contou com a distancia de 5k.
Depois de uma semana bem quente em São Paulo, uma frente fria chegou na sexta e derrubou bem a temperatura, com uma forte massa de ar polar. Saímos de uma semana que vínhamos com temperatura media na casa dos 30 graus, para um fim de semana com temperatura máxima de 18 graus no litoral, ou seja, perfeito para tempo run, bem diferente da primeira prova que fiz na cidade há alguns anos, uma prova noturna, também da Oscar, mas noturna e sob chancela da Adidas, com uma temperatura na casa dos 35 graus.
A organização mandou um SMS com o número de peito para facilitar a retirada, que ocorreu no Serramar Shopping, na loja Oscar, em Caragua.
Descemos para a cidade no sábado por volta das 11 da manhã, chegando no shopping, direto para a retirada, por volta das 14.
O local estava bem tranquilo. Com o SMS em mãos, fomos direto ao ponto de retirada e em poucos minutos com o kit em mãos, sem filas.
Na retirada do kit, tivemos opção de escolher a cor da viseira entre três opções possíveis; além da viseira, o kit veio composto pelo numero de peito com chip, um chip descartável para o tenis, e a camiseta.
Restou então descansar no sábado e ir para a brincadeira no domingo.
Como não fazia os 10k faz tempo, e aquela mesma historia de não saber qual pace manter, me programei para ficar entre 4:30 e 4:50 para fazer algo abaixo de 45 minutos.
Com o relógio ja programado, restara colocar tudo em pratica no domingo.
Domingo levantamos as 6, tomamos um café, e as 7:30 fomos para a largada, que acontecera na praça de eventos do centro de Caragua.
A ida foi tranquila, o transito estava desviado pela contra mão da via que volta do centro, a de ida estava interditada para a prova.
Estacionamos a cerca de 500m da praça que ocorrera a concentração, e em frente, na rua, o pórtico de largada/chegada.
Nos posicionamos logo no começo do pórtico, e ja que premia por categoria, quem sabe.. não custa tentar, afinal era uma prova com pouco mais de mil inscritos.
A corrida se desenvolveu saindo do centro em direção a praia do Indaiá, chegando ao Porto Novo até completar 5k de prova, com um breve retorno, e, de volta para o centro, sempre pela orla.
O percurso só não é predominantemente plano pelas subidas das pontes, mas nada muito sacrificante.
A cada 2km houve um ponto de hidratação, com bastante staff e água gelada.
Consegui cadenciar bem nos primeiros 4k, a segunda parte não saiu tão bem, mas o ritmo se manteve ok!
Só o cadarço do tênis para variar, desamarrou logo no km 3 da prova, mas nada que tirasse mais de 10 segundos do tempo final… não deu tempo de quebrar o ritmo, e me quebrar!
Dormi pouco na noite de sábado para domingo e fiquei bastante tempo em pé no sábado, mas creio que não tenha prejudicado muito o ritmo da prova que desenvolvi.
Consegui finalizar em 44 minutos, tempo impensável para alguns anos atras que via como 00:49:59 algo impossível de atingir, agora vamos em busca do sub 40.
Na categoria fiquei perto os 5 primeiros, fiquei em oitavo, vamos buscando que a gente chega. O nível da faixa etária é bem difícil, bem forte, mas quem sabe um dia vem.
Organização da prova e percurso foram legais, é uma prova gostosa e vale repetir ano que vem, se pintar novamente em Caragua.
A medalha é legal, vem com uma base que vira um trofeu, e quem concluir todas as etapas resulta em um trofeu grande no fim.
Seguimos treinando e buscando os objetivos. Proxima semana tem meia da Asics, e depois sim vem um descanso até a próxima prova.