Relato – Ganatrail des lumières

Tempo de leitura: 2 minutos

A prova aconteceu pertinho de casa, em uma cidade pequena, com cerca de 1100 inscritos distribuídos entre as diversas modalidades: corridas infantis, caminhada nórdica, corrida de 8 km e corrida de 15 km, esta com ganho / perda de inclinação de 270 metros.

A retirada dos kits começou já na quinta-feira, na loja Terre de Running, que fica em frente à academia Basic Fit onde treino, em Genay. O horário seguia o funcionamento da loja, a partir das 10h, e permaneceu assim até o sábado ao meio-dia. Para quem não conseguiu retirar antes, ainda havia a opção de pegar o kit no local da prova, na Plaine des Sports. O kit era simples: número de peito com chip acoplado e um copo portátil e retrátil de plástico.

O estacionamento sugerido foi o da própria loja e academia, localizado em uma grande área comercial, com muitas vagas disponíveis. Bem prático.

No domingo, dia da prova, o clima foi um dos grandes desafios. A largada seria às 19h, com 8 graus, e a previsão indicava que a temperatura cairia para 3 graus até o final. Foi o dia de despertar as roupas de inverno.

Saí de casa pouco antes das 18h e cheguei ao estacionamento por volta das 18h10. Com calma, finalizei os preparativos no carro e segui a pé até o local da largada, uma caminhada de 10 minutos. Já fazia bastante frio e muitos participantes aguardavam nos vestiários para se manterem aquecidos até a hora da largada.

 

O início foi pontual, exatamente às 19h. Assim que saímos do estádio, já entramos direto em uma trilha de mato, que logo deu lugar a uma alternância interessante de terrenos: asfalto, caminhos de terra, trilhas mais técnicas, escadas em montanhas. Era uma prova bem diversificada e desafiadora. Mantive um ritmo bom onde dava, mas precisei caminhar em alguns trechos mais técnicos. Ainda não estou tão habituado a provas de trail e, confesso, tinha receio de torcer o pé em buracos ou terrenos instáveis. Alguns trechos eram particularmente complicados, com o caminho formando literalmente um “V”, sem um ponto plano para apoiar os pés.

Apesar das dificuldades e do fato de caminhar em alguns trechos, fiquei muito satisfeito com meu desempenho: completei os 15 km em 1h25. Considerando a altimetria e o nível técnico da prova, foi um excelente tempo, até porque já levei mais tempo em corridas de rua bem menos desafiadoras.

No percurso, havia um ponto de apoio por volta do km 7, com água e alguns snacks. No pós-prova, uma mesa com café ajudava os participantes a se recompor. Peguei rapidamente o necessário, mas não demorei muito, já que estava tremendo de frio e precisava enfrentar os 3 graus (e o corpo molhado) para caminhar 1 km até o carro.

Um detalhe interessante: não houve medalha nesta prova. A recordação foi um copo plástico de Genay.

 

Resultado:

confirmation_number Número de Peito 104
supervisor_account Modalidade 15k
access_time Tempo Final 01:25:57
trending_up Classificação Total 197
trending_up Classificação Faixa Etária 31
timelapse Pace Médio 5:43 min/km
timelapse Velocidade Média 10,47 km/h
folder_shared Categoria Masters 1 Homme
help_outline Outras Informações Garmin

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

http://www.diegoronan.com.br