Neste domingo, dia 20, ocorreu a 10ª edição da corrida Samsung – Troféu Zumbi dos Palmares, em São Paulo, no tradicional percurso de 10K, ou opção da caminhada para os 3,1K de prova.
Apesar do dia ter começado frio, o sol veio forte e fez com que a temperatura subisse rapidamente.
Sai de casa por volta das 6:50 e as 7:30 estava já na Assembleia Legislativa, na concentração para o evento.
Com o kit retirado na sexta feira – retirada bem rapida por sinal – em mãos, só tive o trabalho de fazer o alongamento e ir para a corrida.
Somente um comentário rápido a respeito da retirada, a mesma ocorreu naquela área do exército próximo ao ginásio do Ibirapuera, em uma tenda colocada no estacionamento. O kit veio contendo o chip de cronometragem, camiseta com número grafado, marcador de ritmo e materiais de merchandising.
Voltando para falar agora da corrida em si, foi possível manter um ritmo bom, principalmente após quase o 3º Km, ponto que finalmente o pessoal começou a dispersar mais e abrir mais brechas para passagem, mantendo sempre abaixo de 6min/km.
Comparando com a maratona de revezamento do pão de açúcar, achei que o percurso teve menos subida na Rubem Berta. Não me recordo ao certo até que ponto da avenida se fazia um retorno para voltar para a região do obelisco, mas que me recordo havia uma subida a mais, talvez por isso tenha sentido “falta” de mais subida no percusso.
O sol, apesar de presente e constante em todo o percurso, não judiou (ainda bem). As subidas da Rubem Berta, apesar de forçarem bastante, não maltrataram o quanto esperava.
Fechei a prova em pouco mais de 58 minutos.
Faltam mais 2 para fechar o ano!